sexta-feira, 11 de setembro de 2015

LENDA DO DIA: Tanuki

Como já comentei, morei no Japão durante vários anos da minha não tão longa vida.
Assim como em todos os outros lugares do mundo, no Japão, também existem suas lendas.
Logo que cheguei ao Japão, percebi que na parte de fora de vários estabelecimentos, imobiliárias, pequenos restaurantes, mercearias, existia uma estátua, gracinha, de um animalzinho que eu não tinha a menor ideia do que seria, pensava que era alguma figurinha desenhada, uma criação de uma mente fértil, mas até que não era bem assim.
Me encantei logo de cara com aquele animalzinho sempre com uma carinha simpática e descobri que seu nome era Tanuki (タヌキ ou 狸) .

Como uma boa curiosa que sou, lá fui eu perguntar as colegas de serviço sobre o que se tratava esse tal de Tanuki e descobri que ele é uma lenda, e como toda boa lenda que se preze, existem várias histórias sobre ela.

No que todas elas tinham em comum, era o dom que o Tanuki tinha em se transformar no que quisesse para poder "pregar peças" nas pessoas, sempre levando para o lado um pouco maldoso. Ele colocava uma folha na cabeça, batia na barriga e se transformava no que queria, mas seu disfarce caia por terra quando sentia o cheiro de saque, ele acabava levantando o rabo e esquecendo seu disfarce. Eles também adoram mulheres, então enganá-los é fácil quando se tem uma coisa ou outra envolvida.

Sobre que tipo de animal seria o Tanuki, cada um me dizia uma coisa.
Uns me disseram ser uma raposa, uma doninha, um esquilo, talvez um texugo e até uma espécie de cão guaxinim . Por via das dúvidas, pra mim, ele é um Tanuki e ponto final.
 

 Outra característica particular do Tanuki envolve os seus testículos. O animal possui testículos naturalmente maiores. No folclore, se assoprados e esticados, os testículos de um Tanuki podem atingir o tamanho de cerca de 8 tatamis. Não me lembro quanto mede cada tatame mas digo que fica bem grande. Em alguns desenhos, o Tanuki aparece utilizando seus testículos de diversas maneiras, tais como rede de pescar, barco, capa de chuva, ou até mesmo cobertor.

 


 

No Japão existem lojas de cerâmicas que vendem apenas tanukis, de vários tamanhos e formatos, mas sempre com sua garrafinha de saque a mão. Fiquei encantada a primeira vez que vi uma loja dessa à beira da estrada. Vi também nessa mesma via um restaurante em formato de Tanuki deitado, lindo, a porta de entrada era na sua barriga. Não entrei no restaurante mas me lembro de ter fotografado, assim como fotografei essas lojas de cerâmicas, quando eu encontrar essas fotos venho editar o post e incluir as fotos.

Acredita-se que a imagem do Tanuki traz sorte em oito ou nove áreas diferentes:
  • O chapéu simboliza “proteção” contra os elementos da natureza, cuidado e atenção.
  • Os olhos representam o olhar de adequada atenção e “cuidado sobre as coisas”.
  •  O rosto apresenta um sorriso “sincero e amigável”.
  •  A barriga protuberante representa “fartura” e forte determinação.
  • O Tokkuri (garrafa de sake) representa “graça pessoal”.
  • A nota promissória representa “confiança”.
  • O saco de dinheiro, “fortuna econômica”.
  • O rabo sugere que a sorte vem de ficar “em pé firme e orgulhoso”.
  • Os testículos representam a “fertilidade”.
 

Essa é uma lenda bem bonitinha que demonstra todo o poder de transformação do Tanuki.
 

[ BUNBUKU CHAGAMA ] A lenda da chaleira encantada
 
O Tanuki ( texugo ou guaxinin) faz parte da mitologia japonesa desde tempos antigos. O tanuki é uma criatura mística, travessa e alegre, mestre no disfarce e na troca de formas. A sua imagem pode ser vista em frente às lojas do comércio japonês porque acredita-se que ele traz sorte e fortuna.
[ Bunbuku Chagama] é uma das lendas mais conhecidas do Japão e conta a história de uma família de 4 tanukis ( o pai, a mãe e dois filhos ) que vivia numa floresta na parte inferior do templo Morinji.
Esta lenda conta que um certo dia, durante um rigoroso inverno, esta família de tanukis ficou sem ter o que comer por causa do frio e da neve e o pai tanuki, muito preocupado com esta situação, voltou-se para a mãe tanuki e disse : 
- Oh, precisamos encontrar comida ! Já sei, vou me transformar em uma chaleira e você num ser humano assim você vai poder me vender em alguma loja. Com o dinheiro da venda, poderemos comprar comida e sobreviver por algum tempo. 
A mãe tanuki não gostou da idéia mas como não tinha outra escolha, acabou aceitando a fim de salvar seus filhos. E assim, o pai tanuki se transformou numa chaleira e foi vendido numa loja de antiguidades pela mãe tanuki, já transformada em ser humano. 
Um certo dia, um sacerdote do Templo Morinji viu a chaleira na prateleira da loja e resolveu comprá-la. Assim que chegou em casa ele foi esquentar água na sua chaleira nova mas quando colocou a chaleira no fogo, escutou gritos : - Ai, ai, ai !!! Em seguida, viu nascer pernas, braços e uma cauda em sua chaleira e ficou apavorado. Na verdade, era o pai tanuki que com o calor do fogo voltava a sua forma natural. 
Abismado com tudo o que via, o sacerdote olhou para o tanuki e disse : - Vou devolver você para a loja onde o comprei. 
Escutando isso, o pai tanuki ficou com muito medo e transformou-se novamente em chaleira, como se nada tivesse acontecido. Bem nessa hora, passou um comerciante que era dono de uma loja de antiguidades e o sacerdote resolveu vender a chaleira para ele.
Naquela mesma noite, depois de toda essa confusão, o pai tanuki resolveu falar toda a verdade para o seu novo dono. Contou sua históira e no final da conversa disse ao comerciante : 
- Por favor, não me devolva! Se deixar eu ficar aqui, prometo que irei fazer você ganhar muito dinheiro. 
O comerciante achou tudo muito estranho mas aceitou a proposta do pai tanuki e ainda convidou toda a família tanuki para vir morar com ele. 
Ao receber a proposta, o pai tanunki não perdeu tempo e logo foi buscar a mãe tanunki e seus filhos. 
E assim, a família tanuki resolveu fazer acrobacias todos os dias em frente da loja deste bondoso comerciante. Foi um sucesso ! Muitas pessoas vinham fazer compras na loja só para assistir o show acrobático da família tanuki e assim, em pouco tempo, este comerciante ficou muito rico. 
Em forma de agradecimento, o comerciantae deu a família tanuki a metade de todo o dinheiro que havia ganhado . Feliz da vida, eles voltaram para casa. O pai tanuki ainda era uma chaleira e apesar das inúmeras tentativas, não conseguia voltar a sua forma e disse :
- Certamente isto é um castigo do sacerdote por eu ter mentido. Vou pedir para que me ele me perdoe e assim poderei voltar a minha forma de tanuki.
O sacerdote o perdoou mas mesmo assim o pai tanunki não voltou a ser tanuki e ele resolveu colocá-lo sobre uma grande e luxuosa almofada e cuidou com muito amor e carinho. 
FIM 
Com o passar do tempo, espalhou-se um mito popular que dizia que esta chaleira [ Bunbuku Chagama] trazia felicidade. Com isso, muitas pessoas vinham até o Templo Morinji para rezar e fazer os seus pedidos para o Bunbuku Chagama. 
Quem visita o Templo Morinji pode ver a chaleira encantada e também a fileira de 22 estátuas de tanuki que ficam bem na entrada.

Lenda copiada do site-http://www.gtia.jp/kokusai/portuguese/traveling/recommendation_windows_201309.php?KeepThis=true&TB_iframe=true&height=600&width=626

4 comentários:

  1. Incrível como as culturais orientais, principalmente, conseguem ser tão ricos em detalhes e significados! Gostaria de ouvir mais sobre essas lendas e histórias japonesas!

    Ótimo Post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por lá existem muitas lendas, tudo vira lenda rsss.
      Vou pesquisar direitinho e tentar postar mais sobre isso.
      Quando quiser podemos bater um papo sobre isso rsss.
      Que bom que gostou do post
      Bjnhsssss

      Excluir
  2. Que máximo esse blog!!! Adorei o tema!!!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir