O livro conta a história de Li Lan, uma mocinha com seus 17 anos.
Sua família costumava ser bastante rica, mas nos últimos anos tinham decaído e agora estavam no limiar da classe média. Sua mãe falecera de varíola, uma doença que estava sendo impiedosa levando uma grande maioria da população a óbito. Após o falecimento, o pai se viu sozinho para criar sua filha, os empregados se foram, sobrando apenas o Velho Wong um faz tudo na casa, a criada Ah Chung e Amah, uma governanta que trabalhava na casa desde a época de sua mãe.
Até que um dia, seu pai a surpreende dizendo que a família Lim, a família mais rica da cidade, Malaca, havia proposto que Li Lan fosse uma "Noiva fantasma."
Antigamente, na China, era muito comum os acordos de casamento entre os filhos de duas famílias amigas, para manterem os nomes e as classes sociais. Por mais que algumas famílias não gostassem muito desse tipo de acordo, algumas vezes era muito difícil fugir dele, principalmente quando o assunto relacionava dinheiro e dívidas.
Essa tradição de casar alguém com um fantasma, geralmente é feita para tranquilizar espíritos. Na maioria das vezes, esse tipo de casamento é feito entre duas pessoas refém-falecidas, para que se crie um laço entre os familiares. Existem também casos em que o conjugue do fantasma é uma pessoa viva. Esse tipo de arranjo serve para que seja concedido o status de esposa a uma amante ou concubina que tenha gerado um herdeiro. No caso de Li Lan, o casamento se daria para abater dividas que seu pai fez com a família Lim.
No caso de um casamento fantasma, existe uma cerimônia magnífica, muitos presentes, joias, uma condução que irá a casa da noiva acompanhada por músicos, para buscá-la, a diferença é que a noiva será acompanhada por um galo, mas na cerimônia de verdade a noiva deverá fazer os brindes nupciais com a placa memorial na frente do altar.
Após a proposta, a família Lim convida para um jantar em sua residência Li Lan e seu pai, e durante esse jantar ela conhece um rapaz que pode fazer tudo mudar, esse rapaz é Tian Bai, primo de Tian Ching, o noivo fantasma.
Li Lan se sente dividida entre se casar com o fantasma Tian Ching para quitar as dívidas de seu pai, ou conhecer melhor esse rapaz, Tian Bai que tem feito seus pensamentos tomarem outro rumo
.
Enfrentando situações jamais imaginadas que misturam os vivos e os mortos, fantasmas, demônios, dragões e dimensões paralelas, Li Lan tem que ter forças para decidir e mudar sua sorte, antes que os fantasmas aproveitadores façam com que ela não consiga mais decidir seu próprio futuro.
A capa do livro é linda! Capa dura super caprichada.
O livro é dividido em 4 partes.
No final do livro um gracioso presente, algumas belíssimas folhas para serem destacadas e o passo a passo de como fazer o origami do Tsuru. Diz a lenda que aquele que fizer mil Tsuru usando a técnica do origami com o pensamento voltado para um desejo, os Deuses poderiam realiza-lo. "Se eu soubesse quão fácil é perder a vida, teria tomado mais cuidado com a minha."
Muito interessante a lenda do Tsuru.
ResponderExcluirAbraço, Vivian!
Também gosto muito dessa lenda do tsuru, Regina.
Excluir