terça-feira, 4 de agosto de 2015

LIVRO DO DIA: O iluminado


Há muitos anos atrás eu tinha assistido ao filme, admito que na época não foi assim tão grande coisa pra mim, pelo tanto que ouvia dizer, esperava maravilhas. 




Em janeiro ganhei o livro de uma amiga numa brincadeira de troca de livros num grupo do WhatsApp que participamos ( e quem disse que WhatsApp não é cultura rssss).

Como sei que as obras do querido amigo Stephen King, são complexas e cheias de detalhes deixei para ler nas férias escolares das crianças achando que teria mais tempo livre ( sabe de nada inocente).

 Criançada querendo atenção, coisas de casa pra fazer. O livro por melhor que fosse estava ficando em segundo plano e eu não estava conseguindo me concentrar, enrolei e fui deixando. Demorei as férias quase toda para terminar as 463 páginas do livro, fiquei até com vergonha, pois o livro é muito bom e o problema era minha falta de concentração.

Na última semana das férias, com a cabeça mais no lugar, resolvi pegar firme.
Gosto muito de como King descreve os detalhes, mínimos detalhes, minha mente voa, realizo cada um deles, imagino as vozes, as roupas, a aparência física e todos os detalhes do ambiente, enfim eu estou lá dentro do livro.






Terminei de ler e com certeza achei ótimo, então decidi assistir o filme mais um vez, agora tendo por base o livro. Até hoje não aprendo que não se deve comparar livro com filme pois a gente acaba se decepcionando.
Me decepcionei novamente com o filme.

Ta o filme não é tão ruim mas quando se acaba de ler o livro e tem ele fresquinho na memória, vários detalhes, várias cenas e no filme foram cortada a metade deles ele acaba sendo um tanto chato, comparar é inevitável. O filme tem 177 minutos e poderia ter mais 177 minutos, que mesmo assim, não conseguiria chegar aos pés das 463 páginas de muitos detalhes do livro.

Achei que mudou muita coisa entre o livro e o filme, eu sei que isso é necessário e se lembrar que o filme é mais velho que eu.......tudo bem eu me rendo. O filme é bom.
Pensei em colocar aqui algumas das diferenças que percebi entre o livro e o filme mas não vou fazer isso, vai perder a graça para quem ainda vai ler o livro e depois assistir o filme.

Sinto que até eu me enrolei por aqui rsss
Mas como estou aqui para escrever como se eu estivesse conversando com alguém, eu me permito enrolar rssss.

Minhas considerações finais são que:
- o livro é muito bom, se demorei pra ler a culpa foi das férias, que foram bem agitadas.
- o filme é bom, tem sim algumas modificações mas se eu me lembrar que ele foi lançado em 1980, já mudo minha opinião para muito bom. 

Obs. Tenho que comentar sobre os personagens principais Jack e Wendy, só de olhar pra cara deles já da pra saber que não vai dar nada certo, ele já tem uma cara de louco mesmo antes de enlouquecer e ela tem uma cara de família Adams mesmo antes do negócio pegar fogo.

Nota
Livro -8
Filme- ( levando em consideração o ano de lançamento) 8 também.
Demorei uns 20 dias para ler. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário