quarta-feira, 5 de agosto de 2015

LIVRO DO DIA: O Pequeno Príncipe


Com a aproximação da estréia do filme do pequeno príncipe, dia 20 de agosto, me bateu aquela saudade de ler novamente o livro que tanto adoro.

Ahhhhhh como adoro de paixão esse livro.

Se alguém souber como ler e não chorar, faz favor e me ensine. Não adianta, por mais que eu saiba o que vai vir eu ainda choro em determinadas frases.

Fico encantada, como pode, um livro tão simples é tão singelo passar tantos ensinamentos? Eu fico de boca aberta.
Já perdi as contas de quantas vezes li esse livro é tenho certeza que essa não será a última.

Tenho o livro impresso, que ganhei da minha mãe, mas já está bem velhinho e rasgando.
Queria muito o livro, o pequeno príncipe versão pop-up, será que algum amigo não gostaria de me presentear?

Dessa vez li em e-book e fui marcando as partes que mais amodoro e vou colocar aqui.
Nem tenho muito pra falar sobre o livro, eu poderia ficar na rasgação de seda por muitas linhas  mas acho desnecessário, o livro fala por si só.

“Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrelas, isso basta para que seja feliz”

"Não soube compreender coisa alguma! Devia tê-la julgado pelos atos, não pelas palavras. Ela me perfumava, me iluminava ... Não devia jamais ter fugido. Deveria ter-lhe adivinhado a ternura sob os seus pobres ardis. São tão contraditórias as flores ! Mas eu era jovem demais para saber amar.”

“As estrelas são todas iluminadas ... Não será para que cada um possa um dia encontrar a sua?”

“No meu planeta eu tinha uma flor: -e era sempre ela que falava primeiro.”

“Que quer dizer "cativar"?
— É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços.
— Criar laços?
Exatamente, disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
— Começo a compreender, disse o principezinho. Existe uma flor. . . eu creio que ela me cativou ...”


“Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que
será diferente dos outros.”

“A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos, Se tu queres um amigo, cativa-me!
— Que é preciso fazer? perguntou o principezinho.
— É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás mais perto ...”

“Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz.”
 


“Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu fiz dela um amigo.
Ela é agora única no mundo.”

"Minha rosa, sozinha é, porém, mais importante que vós todas, pois foi a ela que eu reguei. Foi a ela que pus sob a redoma. Foi a ela que abriguei com o pára-vento. Foi dela que eu matei as larvas."

“Foi a ela que eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. É a minha rosa.”


“Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.”

“Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez
tua rosa tão importante.”

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”


“É bom ter tido um amigo, mesmo se a gente vai
morrer. Eu estou muito contente de ter tido a raposa por amiga”

“Essa água era muito mais que um alimento. Nascera da caminhada sob as estrelas, do canto da roldana, do esforço do meu braço. Era boa para o coração, como um presente.”

“Mas quando a gente fica vermelho, não é o mesmo que dizer "sim"?”

“A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar”

“E quando te houveres consolado (a gente sempre se consola), tu te sentirás contente por me teres conhecido.
serás sempre meu amigo. Terás vontade de rir comigo.”

“Eu compreendi que não podia suportar a idéia de nunca mais escutar esse riso. Ele era para mim como uma fonte no deserto.”

“Será como a flor. Se tu amas uma flor que se acha numa estrela, é doce, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estão floridas.”

“Quando olhares o céu de noite, porque habitarei uma delas, porque numa delas estarei rindo, então será como se todas as estrelas te rissem ! E tu terás estrelas que sabem rir!”
“Tu sabes ... minha flor ... eu sou responsável por ela! Ela é tão frágil! Tão ingênua! Tem quatro espinhos de nada para defende-la do mundo ...”


Nota-10x10x10x10x10x10...............
Número de paginas-
Lido em 1 dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário