Olá!!!!!
Hoje meu post será sobre um dia de comemoração aqui no Japão que se chama KOINOBORI (鯉幟) que é o costume japonês de hastear birutas em forma de carpa para comemorar o DIA DAS CRIANÇAS.
鯉-carpa
幟-subida
Aqui no Japão, meninos e meninas são homenageados em dias separados, meninos no dia 05 de maio e meninas no dia 03 de março.
Após a guerra o dia das crianças passou a ser comemorado, juntamente, com o dia dos meninos.
O KOINOBORI é hasteado do lado de fora da casa acima da linha do telhado para que todas as carpas fiquem visíveis, geralmente no final de abril até o dia 5 de maio.
O por quê de serem carpas?
Simples, a carpa é um peixe que simboliza força, bravura, persistência e sucesso, que é o que um pai deseja a seu filho. Quando o KOINOBORI é visto tremular no céu tem-se a impressão de ver a carpa nadando.
Diz a lenda chinesa que a carpa devia subir a fonte do rio que corta a China, o Huang Ho, na época da desova. Para isso, tinha que nadar contra a correnteza e saltar cascatas até a montanha Jishinhan. A carpa que alcançasse o topo tornava-se um dragão. Por causa dessa lenda que as carpas simbolizam força, bravura e persistência.
As birutas são hasteadas simbolizando a família e cada cor simboliza uma pessoa, Koi preto representa o pai, koi vermelho representa a mãe, seguido de um koi azul, verde e depois um koi violeta, representando os filhos de cada família.
Antigamente, no dia dos meninos, os samurais costumavam exibir suas armas e armaduras, mas como nem todas as pessoas tinham o acesso a tais adornos, por volta do século XVII os plebeus urbanos resolveram representar o dia dos meninos hasteando os KOINOBORI como uma alternativa menos ostensiva já que basicamente as armaduras e os koi tem o mesmo significado para eles.
Em algumas famílias, mais tradicionais, as pessoas se adaptaram ao hasteamento do KOINOBORI mas também mantiveram a tradição de expor dentro de suas casas, miniaturas de bonecos de guerreiros com armadura, arma e capacete.
Em alguns lugares a paisagem fica tão bonita, alegre e colorida que viram pontos de visitação atraindo muitas famílias para fazerem piquenique e aproveitarem o último dia do feriado de "Golden Week".
Fonte:
www.culturajaponesa.com.br
Minha cabeça
Meu filho
Minha amiga japonesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário